top of page

Como revalidar o diploma de graduação na Argentina? (UBA)

Atualizado: 30 de set. de 2023

Tainã Rocha

Gicelma Barreto Nascimento



Muita gente não sabe, mas o título de graduação de um país não vale automaticamente em outro. É preciso muitas vezes fazer um trâmite no país em que se pretende trabalhar para que esse título tenha valor legal. No caso do Brasil, ainda não há acordo de revalidação automática de título de graduação com nenhum país. Então, deixamos aqui o passo a passo de como fazer esse trâmite na Universidad de Buenos Aires (UBA).


1) Você precisa CONVALIDAR o histórico de ENSINO MÉDIO no MINISTERIO DE EDUCACIÓN na Argentina. Você vai precisar de:


- Documento de identificação (RG, Passaporte ou DNI)

- Histórico Escolar da 1º a 3º Ano do Ensino Medio (Nivel Medio).

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio (geralmente vem atrás do histórico).


Depois precisa LEGALIZAR o documento escolar. Para isso vai necessitar de alguns carimbos (no original e nas cópias):


- Reconhecer a firma de quem assinou o histórico e autenticar as cópias.

- Carimbo da Secretaria de Educação Regional do Brasil (na sua cidade mesmo).

- Apostila de Haia feito em cartório no Brasil.


Tendo toda a documentação pronta, você poderá agendar um turno para convalidar seu ensino médio pelo site: https://www.argentina.gob.ar/educacion/tramites/convalidar-titulo-secundario-de-paises-con-convenio



2) Você precisa ter o DNI para iniciar o trâmite de REVALIDAÇÃO da GRADUAÇÃO na UBA. Como existe um acordo bilateral entre Brasil e Argentina, você pode solicitar a RESIDÊNCIA PERMANENTE em MIGRACIONES aqui na Argentina. Os documentos necessários e como agendar um turno você encontra nesse site: https://www.argentina.gob.ar/servicio/radicaciones-mercosur-residencia-permanente



3) Finalmente iniciar a REVALIDAÇÃO do DIPLOMA! Antes de iniciar o processo pela UBA, é necessário verificar se ela tem o curso que se deseja revalidar. Eles solicitam os seguintes documentos:


- DNI


- TÍTULO DO ENSINO MÉDIO CONVALIDADO. Além disso, o documento deve ser legalizado na UBA. Tem que agendar pela internet e pagar uma taxa. Se faz em Uriburu 950, subsolo, no escritório de legalizaciones). https://www.legalizacionesturnos.rec.uba.ar/


- DOCUMENTOS DA UNIVERSIDADE:

* Diploma

* Histórico (contendo a carga horária total do curso, a quantidade de anos mínima do curso, as notas e os critérios usados para a aprovação (ou seja, com quanto se aprova e a porcentagem de falta permitida). Se no seu histórico faltar alguma dessas informações, você precisará pedir à faculdade um certificado contendo a informação faltante.

* Conteúdo Programático ou Ementa (com as informações de todas as matérias cursadas). Será preciso colocar todos juntos e encadernar. A primeira folha deve conter suas informações e logo abaixo um índice contendo as matérias e as páginas.


- TAXA EM PESOS


TODOS os documentos BRASILEIROS devem estar com a Apostila de HAIA. Sem isso ele não tem validade na Argentina.


TODOS os documentos que estiverem em PORTUGUÊS deverão ser traduzidos por tradutor público. É possível encontrar um tradutor pelo site do Colégio de Tradutores de Buenos Aires: https://www.traductores.org.ar/traductores/


Quando estiverem com todos esses documentos, deverão levá-los até a Oficina de Reválidas de la Dirección de Títulos y Planes:


Oficina de Reválidas

Endereço: Pte. Uriburu 950 Planta Baja Oficina 2, C.A.B.A., Argentina

Telefone: +54 (11) 4508-3624 interno 106


Eles também solicitam um certificado de PROFICIÊNCIA EM ESPANHOL. No nosso caso pediram que fizéssemos o CEI (realizado na UBA mesmo). De qualquer forma, vale a pena contactar e perguntar qual certificado estão aceitando no momento.


Para o julgamento da equivalência, para efeito de revalidação de diploma, a universidade constitui uma Comissão Especial, composta por professores da própria instituição. É provável que a universidade solicite que se faça algumas matérias para só então revalidar o título. O tempo total do trâmite vai depender de quantas matérias eles julguem necessárias. Essas matérias podem ser cursadas ou então se pode "render livre" (ou seja, fazer apenas a prova final). Se for cursar as matérias é bom saber que algumas faculdades permitem que você curse de maneira gratuita (como no caso de psicologia) e em outras se cobra (como no caso de fisioterapia/kinesiología). Além disso, infelizmente eles demoram muitos meses (até 1 ano) para entregar o diploma revalidado. O trâmite NÃO é rápido, mas se sua ideia é se estabelecer profissionalmente no país vai ser necessário dar esse passo.


Muita sorte!







53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page