Aqui encontram-se os cursos oferecidos pelo espaço Diásphora Psi e em parceria com outras instituições.
cursoS
Grupo de Acolhimento, escuta e apoio psicológico dirigido a imigrantes
17/03 - SENTIMENTOS DA MIGRAÇÃO: UM LUGAR, UM OLHAR, UMA ESCUTA
Objetivo: Oferecer um espaço para que se possa reconhecer, validar e expressar os sentimentos que envolvem os sujeitos em seu processo de migração. Discutir as principais inquietações, dificuldades, anseios assim como os aprendizados.
31/03 - OS (DES)ENCONTROS: NOVAS FORMAS DE SE RELACIONAR
Objetivo: Refletir sobre a solidão do migrante, as formas de se vincular de cada cultura, sobre a importância de criar uma nova rede de apoio no país de acolhimento e problematizar discursos estereotipados e xenofóbicos.
Inscrições: finalizadas
Curso: A escuta da Estrangeiridade na era da Virtualidade
O sujeito em análise é um migrante: migra de uma posição subjetiva
a outra (Mirta Goldstein).
Conteúdo:
30/07/22 - Aula introdutória gratuita: Somos todos estrangeiros
06/08/22 - Aula 1: Interculturalidade e língua
20/08/22 - Aula 2: Virtualidade e presença do analista I
27/08/22 - Aula 3: Virtualidade e presença do analista II
Inscrições: finalizadas
Curso: Acerca de la Migración en la clínica Psicoanalítica
As psicólogas do espaço @diasphorapsi foram convidadas pela psicóloga Romina Alves @psic.romina_alves para ser parte do corpo docente do curso “Acerca de la migración en la clínica psicoanalítica: Fantasía, transferencia y campo analítico” oferecido pela APA @asociacionpsicoanaliticaarg (Asociación Psicoanalítica Argentina). No dia 29/04/22 ministramos nossa aula onde abordamos o tema do racismo e do impacto do mesmo na subjetividade de pessoas negras, pensando nas formas em que a escuta analítica pode acompanhar e identificar os efeitos da desigualdade racial no aparato psíquico. Rendeu uma discussão muito interessante, onde os participantes contribuíram com comentários pertinentes e enriquecedores. Novamente agradecemos o convite.
Inscrições: finalizadas
Mesa Temática: Consideraciones Psicoanalíticas sobre la Experiencia Migratoria
Resumo: As migrações são processos complexos. Nesse sentido, as experiências e vivências desse processo trazem consigo profundas implicações psíquicas que marcam a subjetividade e a identidade dos sujeitos que o vivem, mas que são profundamente enriquecedoras quando ocorrem num quadro de respeito aos direitos e necessidades das pessoas migrantes. O psicanalista oferece um espaço de escuta para falar sobre o desconforto produzido pela condição de estrangeiro; acompanha também, lado a lado, o processo de adaptação e mudanças que afetam a subjetividade. Com isso, este texto visa refletir sobre nossa experiência clínica com sujeitos migrantes, levando em consideração os movimentos subjetivos que envolvem a complexa trama do migrar.
Inscrições: finalizadas
Oficina para Imigrantes
Em julho de 2021 daremos início à Oficina para Imigrantes: Vivências, Memórias e Invenções. A Oficina tem como objetivo auxiliar os imigrantes na elaboração dos afetos envolvidos na experiência migratória. Nele vamos acompanhar o processo de adaptação e de mudanças dos sujeitos migrantes e discutir as principais dificuldades do processo migratório, assim como suas potencialidades.
10/07/21 - Sentimentos da migração: um lugar, um olhar e uma escuta
17/07/21 - Habitar a língua do outro: a relação com a nova língua
24/07/21 - Os (des)encontros: novas formas de se relacionar
31/07/21 - Luto e Saudade: elaborando as perdas do processo migratório
Investimento: R$ 300,00
Inscrições: finalizadas
Charla: Los Impactos de la Migración en la Salud Pública
Conteúdo:
1) Introdução à temática da migração: conceito teórico
2) Saúde como um direito
3) Alguns dados sobre os impactos da migração na saúde pública
4) Estereótipos sobre imigrantes no âmbito sanitário
5) Interculturalidade e assistência a sujeitos migrantes
DATA:
📅 26/06/2021 às 10hs
📚 Inscrições: finalizadas
Grupo de Apoio a Estudantes Migrantes
O tema da migração tem sido muito discutido a partir das perspectivas políticas e socioeconômicas, entretanto o aspecto da saúde mental não recebe tanta atenção, mesmo havendo uma associação entre processos migratórios e uma maior vulnerabilidade a padecimentos psicológicos.
A experiência da migração é vivida com rupturas, devido ao corte que provoca nos laços sociais, afetivos, linguísticos e simbólicos. Nesse sentido, mesmo quando se trata de uma migração escolhida, o ato de migrar comporta um certo mal-estar e a série de perdas é vivenciada como um luto. A passagem de uma cultura para outra exige um esforço de adaptação que não é simples. A falta de integração e acolhimento no novo país, as experiências de discriminação, a dificuldade de fazer-se um lugar e assimilar aspectos da nova cultura e essa posição inicial de estar sem ser, dificultam o processo.
A oficina para estudantes do espaço Diásphora Psi tem como objetivo criar um espaço de escuta para que se possa alojar as vivências, os afetos e os desafios produzidos pelo processo de migração.
Inscrições: finalizadas