
Aqui encontram-se os eventos e cursos do espaço Diásphora Psi e em parceria com outras instituições.
cursoS
%201.jpg)
Escrita e psicanálise: o que elas têm em comum e como nos afetam?
Trabalhando com palavras. Com histórias próprias e alheias. Com silêncios, linguagens, subjetividades e desejos. Com a escuta atenta e com o que se lê nas entrelinhas.
A escrita e a psicanálise têm algo em comum: são práticas tecidas com palavras e com o não dito. Ambas exigem tempo, olhar, escutar, ler.
A jornalista Rafa Aguiar, diretora de @ohlinda.escritura, encontra-se com as psicólogas Gicelma Barreto Nascimento, Iassana Scariot e Tainã Rocha, do @diasphorapsi, para uma conversa online sobre as intersecções entre escrita e psicanálise: o que produzem e como afetam quem escreve.
Um convite para compartilhar questões e nos deixarmos afetar pelo que as palavras têm a nos dizer.
Encontro ohlindero | Escrita e Psicanálise
📅 Quando: 17 de julho, às 19h (horário da Argentina)
💻 Onde: Online e gratuito
🔗 Com inscrições prévias AQUI

Entre Trama e Reflexão: Adolescência e Masculinidades
Temos o prazer de convidar você para a segunda edição da nossa roda de conversa do espaço Diásphora Psi.
Data: Sábado, 5 de julho de 2025.
Horário: 18:30 hs
Endereço: Calasanz 921 – CABA
Inscrição: https://forms.gle/RgehAvXTQuUKH2vs9
Desta vez, queremos abrir um espaço para refletirmos juntos sobre um tema que vem ganhando cada vez mais visibilidade: a adolescência e as masculinidades na atualidade.
A série Adolescência, da Netflix, serve como disparador para uma conversa sobre as tensões, contradições e transformações que cercam as construções de gênero durante essa fase da vida. Será um momento para pensar sem pressa, colocar em palavras o que nos preocupa e construir perguntas em vez de respostas.
Contaremos com a participação de convidadxs muito especiais, que nos ajudarão a enriquecer o diálogo:
Lila Feldman (@lifeldman) – Psicanalista e escritora
Carlos Barzani (@carlosbarzani) – Psicanalista
Guillermo López (@guillermolopez2021) – Psicanalista e docente
Contamos com o apoio de 921 Casa Cultural (@921.casacultural) e Momo Café (@momo.cafecultural), que nos recebem e acompanham nesta proposta.
A entrada é gratuita: sinta-se à vontade para tomar uma bebida na cafeteria e ajudar a manter o projeto de uma cultura acessível a todxs.
Se você estiver interessado, se isso ressoar com você, se isso lhe deixar curioso... nos vemos por lá!

Entre Trama e Reflexão - Ainda Estou Aqui
O Espaço Diásphora Psi organiza, com o apoio de Caburé Libros @caburelibros, um bate-papo sobre cinema, história e psicanálise. O filme brasileiro escolhido para esta conversa é “Ainda Estou Aqui” (dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro). Será um encontro entre diferentes saberes, com convidados especiais: Javier Zevallos (diretor audiovisual) @zevallos_javier ; Francis Picarelli (historiadora) @francispicarelli; Iassana Scariot (Psicóloga) @ia.psi e Tainã Rocha (Psicóloga) @taina.rocha_.
O evento tem como objetivo promover a reflexão e o debate entre diferentes áreas do conhecimento: Cinema, História e Psicanálise, abordando temas como Ditadura Militar e memória histórica, resistência, direitos humanos, memória e esquecimento, trauma e luto, família e afetos.
Onde: Livraria Caburé, México 620, CABA.
Quando: 15/03/25, sábado, às 18h.
Entrada gratuita.
Esperamos vocês!

Grupo de Acolhimento, escuta e apoio psicológico dirigido a imigrantes
17/03 - SENTIMENTOS DA MIGRAÇÃO: UM LUGAR, UM OLHAR, UMA ESCUTA
Objetivo: Oferecer um espaço para que se possa reconhecer, validar e expressar os sentimentos que envolvem os sujeitos em seu processo de migração. Discutir as principais inquietações, dificuldades, anseios assim como os aprendizados.
31/03 - OS (DES)ENCONTROS: NOVAS FORMAS DE SE RELACIONAR
Objetivo: Refletir sobre a solidão do migrante, as formas de se vincular de cada cultura, sobre a importância de criar uma nova rede de apoio no país de acolhimento e problematizar discursos estereotipados e xenofóbicos.
Inscrições: finalizadas
.png)
Curso: A escuta da Estrangeiridade na era da Virtualidade
O sujeito em análise é um migrante: migra de uma posição subjetiva
a outra (Mirta Goldstein).
Conteúdo:
30/07/22 - Aula introdutória gratuita: Somos todos estrangeiros
06/08/22 - Aula 1: Interculturalidade e língua
20/08/22 - Aula 2: Virtualidade e presença do analista I
27/08/22 - Aula 3: Virtualidade e presença do analista II
Inscrições: finalizadas

Curso: Acerca de la Migración en la clínica Psicoanalítica
As psicólogas do espaço @diasphorapsi foram convidadas pela psicóloga Romina Alves @psic.romina_alves para ser parte do corpo docente do curso “Acerca de la migración en la clínica psicoanalítica: Fantasía, transferencia y campo analítico” oferecido pela APA @asociacionpsicoanaliticaarg (Asociación Psicoanalítica Argentina). No dia 29/04/22 ministramos nossa aula onde abordamos o tema do racismo e do impacto do mesmo na subjetividade de pessoas negras, pensando nas formas em que a escuta analítica pode acompanhar e identificar os efeitos da desigualdade racial no aparato psíquico. Rendeu uma discussão muito interessante, onde os participantes contribuíram com comentários pertinentes e enriquecedores. Novamente agradecemos o convite.
Inscrições: finalizadas

Mesa Temática: Consideraciones Psicoanalíticas sobre la Experiencia Migratoria
Resumo: As migrações são processos complexos. Nesse sentido, as experiências e vivências desse processo trazem consigo profundas implicações psíquicas que marcam a subjetividade e a identidade dos sujeitos que o vivem, mas que são profundamente enriquecedoras quando ocorrem num quadro de respeito aos direitos e necessidades das pessoas migrantes. O psicanalista oferece um espaço de escuta para falar sobre o desconforto produzido pela condição de estrangeiro; acompanha também, lado a lado, o processo de adaptação e mudanças que afetam a subjetividade. Com isso, este texto visa refletir sobre nossa experiência clínica com sujeitos migrantes, levando em consideração os movimentos subjetivos que envolvem a complexa trama do migrar.
Inscrições: finalizadas

Oficina para Imigrantes
Em julho de 2021 daremos início à Oficina para Imigrantes: Vivências, Memórias e Invenções. A Oficina tem como objetivo auxiliar os imigrantes na elaboração dos afetos envolvidos na experiência migratória. Nele vamos acompanhar o processo de adaptação e de mudanças dos sujeitos migrantes e discutir as principais dificuldades do processo migratório, assim como suas potencialidades.
10/07/21 - Sentimentos da migração: um lugar, um olhar e uma escuta
17/07/21 - Habitar a língua do outro: a relação com a nova língua
24/07/21 - Os (des)encontros: novas formas de se relacionar
31/07/21 - Luto e Saudade: elaborando as perdas do processo migratório
Investimento: R$ 300,00
Inscrições: finalizadas

Charla: Los Impactos de la Migración en la Salud Pública
Conteúdo:
1) Introdução à temática da migração: conceito teórico
2) Saúde como um direito
3) Alguns dados sobre os impactos da migração na saúde pública
4) Estereótipos sobre imigrantes no âmbito sanitário
5) Interculturalidade e assistência a sujeitos migrantes
DATA:
📅 26/06/2021 às 10hs
📚 Inscrições: finalizadas

Grupo de Apoio a Estudantes Migrantes
O tema da migração tem sido muito discutido a partir das perspectivas políticas e socioeconômicas, entretanto o aspecto da saúde mental não recebe tanta atenção, mesmo havendo uma associação entre processos migratórios e uma maior vulnerabilidade a padecimentos psicológicos.
A experiência da migração é vivida com rupturas, devido ao corte que provoca nos laços sociais, afetivos, linguísticos e simbólicos. Nesse sentido, mesmo quando se trata de uma migração escolhida, o ato de migrar comporta um certo mal-estar e a série de perdas é vivenciada como um luto. A passagem de uma cultura para outra exige um esforço de adaptação que não é simples. A falta de integração e acolhimento no novo país, as experiências de discriminação, a dificuldade de fazer-se um lugar e assimilar aspectos da nova cultura e essa posição inicial de estar sem ser, dificultam o processo.
A oficina para estudantes do espaço Diásphora Psi tem como objetivo criar um espaço de escuta para que se possa alojar as vivências, os afetos e os desafios produzidos pelo processo de migração.
Inscrições: finalizadas